Bobó de camarão

Existem milhares de receitas de bobó de camarão. Desenvolvi a minha conforme fui experimentando.
Esta aqui tem um quê de baianês, goianês, piauinês e acabou assim!

Serve 7/8 pessoas

Ingredientes

1 kg de camarão fresco, médio, limpo e descascado
1 1/2 kg de mandioca
1 cubo de caldo de camarão ou de frango
2 cebolas
4 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
1 maço de cheiro-verde (uso coentro, mas pode usar salsa)
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
azeite de oliva
2 vidros de leite de coco
1 pacote de polpa de tomate
1 colher de sopa de colorau
1 lata de tomate pelado ou 3 tomates sem pele e sem semente picado
1 pimenta dedo de moça pequena ou 1 malagueta (se gostar mais apimentado, pode aumentar)

Modo de fazer
1. Tempere os camarões já limpos com sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho amassados. Regue com azeite de oliva para hidratar e deixe descansar uma hora ou menos, em recipiente fechado. Reserve. (obs. O camarão fresco não solta água e nem precisa lavar com limão. Já o descongelado junta água, por isso é bom escorrer - mesmo temperado, antes de usar).
2. Coloque a mandioca já picada em panela de pressão junto com 1 cebola picada grosseiramente, meio maço de cheiro verde, 2 folhas de louro e um cubo de caldo de camarão ou até de galinha, sal e pimenta do reino a gosto.
3. Leve para cozinhar em fogo médio. Depois de tomar pressão, deixe mais ou menos uns 10 minutos. Abra e veja se está bem cozida. 
Se não estiver no ponto, jogue um pouco de água gelada e deixe ferver mais uns 6/8 minutos. Depois de cozida, bata no liquidificador aos poucos com junto com a água do cozimento e 1 vidro de leite de coco. Tome cuidado com os fios da mandioca, procure retirá-los. Reserve.


4. Prepare o camarão. Aqueça uma frigideira grande com azeite de oliva. Quando estiver bem quente, coloque o camarão um pouco de cada vez para ele apenas gratinar. Não deixe passar de 4 minutos cada porção, senão fica emborrachado. Reserve.
5. Agora faça o molho: aqueça uma panela com azeite a gosto e refogue a outra cebola picadinha, o alho, sal e pimenta do reino, os tomates picados, o colorau e a pimenta picada (sem as sementes). Adicione o restante do cheiro verde e a polpa de tomate. Deixe ferver, prove o tempero.


6. Na mesma panela do molho adicione os camarões já previamente gratinados, a mandioca cozida e mais 1 vidro de leite de coco. Mexa bem e deixe ferver não mais de 2 minutos, senão o camarão fica duro.
7. Prove os temperos depois de tudo junto. Se quiser, salpique um pouco de cheiro verde sem deixar ferver.


8. Sirva quente com arroz branco soltinho! E uma bebidinha gelada. Aqui vale tudo! Vinho branco, drink de limão, caipirinha ou aquela cervejinha ....





0 comentários:

Postar um comentário